Vai reformar? Confira 4 dicas para encontrar boas empresas de construção e reforma

O serviço de qualidade proporcionado por uma empresa não se trata apenas de garantir as paredes devidamente pintadas ou o assoalho em perfeitas condições de estado.
Atualizado em 13/11/2019

A construção de um imóvel, ou até mesmo a realização de uma reforma em uma casa ou apartamento exige um trabalho especializado que muitas vezes fogem de nosso conhecimento. Por isso, em se tratando de empresa de construção e reforma, é fundamental saber encontrar as melhores.

O serviço de qualidade proporcionado por uma empresa não se trata apenas de garantir as paredes devidamente pintadas ou o assoalho em perfeitas condições de estado.

Um trabalho bem feito nesse segmento de reforma e construção também é importante por trazer segurança para você, especialmente para evitar transtornos em detalhes essenciais de uma obra, tais como o sistema hidráulico e de fiação.

Efetuar de qualquer maneira serviços desse tipo pode causar grandes problemas futuramente. Por isso, quem contrata os serviços de qualidade questionável, mais cedo ou mais tarde poderá se deparar com problemas de infiltração no teto e mais uma série de contratempos.

Além disso, quanto maior a obra, maior devem ser os cuidados aos detalhes a serem reparados. Diante de tudo isso, a responsabilidade para escolher uma qualificada empresa de construção e reforma aumenta ainda mais. 

Dicas essenciais para não errar na escolha da empresa de construção e reforma

Uma reforma é importante devido a vários aspectos. Se você, por exemplo, tem a intenção de vender o imóvel em um curto período de tempo, uma reforma é muito bem-vinda para que você obtenha boas chances de venda.

Na reforma, os reparos devem ser superficiais, pois o principal intuito é assegurar um visual bonito e elegante para impressionar os possíveis compradores. Tudo isso gastando o mínimo possível.

No caso da construção, vários aspectos devem ser levados em conta. Entre eles estão a localização, o tipo do terreno, as dimensões da obra e os materiais certos para serem utilizados.

O sucesso desse tipo de empreitada, tanto para reformar quanto para começar uma obra do zero, depende muito da empresa que você vai escolher.

Por isso, selecionamos algumas dicas que são essenciais para que você não erre na hora de escolher a empresa de construção e reforma que vai acompanhar você. Acompanhe!

1. Pesquise o máximo que puder sobre os prestadores 

Hoje em dia, na era da informação online e das redes sociais, não tem desculpa, o Google se torna um grande aliado para quem busca por qualquer tipo de serviço, até mesmo a empresa de construção e reforma mais adequada para o seu projeto.

Os mecanismos de busca da atualidade estão cada vez mais eficientes, permitindo que o consumidor efetue pesquisas cada vez mais segmentadas, seja por região, bairro, Estado e cidade.

Plataformas como o Google Maps e o Google Meu Negócio permite que você visualize, do seu desktop ou smartphone, vários aspectos da empresa que você está prestes a contratar.

Entre esses detalhes estão o endereço, localização, canais para contato e tudo o que você precisa para encontrar e saber mais sobre os trabalhos prestados por ela.

Além disso, não deixe também de procurar saber o que os outros clientes consideram dos serviços oferecidos pela empresa em questão. 

Hoje em dia, sites de avaliação como o Reclame Aqui funcionam como verdadeiros mapas para quem pretende saber, com credibilidade, onde estão e como atuam as melhores empresas nos mais variados segmentos, inclusive no de construção e reforma.

Outro aspecto importante é buscar avaliações de outros clientes nas redes sociais. Veja o que eles comentam acerca de questões pertinentes, tais como o atendimento, o tempo de realização dos serviços, o preço e a qualidade dos materiais utilizados.

2 – Entenda antes o seu tipo de projeto

A escolha de uma empresa de construção e reforma passa também principalmente pelo tipo de serviço que vai ser realizado. Grandes reformas e a construção de prédios exigem empresas de grande porte, com plenas condições de realizarem com êxito tais projetos.

Sendo assim, é importante saber de forma antecipada que tipo de material e de mão de obra o seu projeto vai necessitar. Esse conhecimento prévio já facilita na hora de avaliar a empresa ideal para a sua reforma ou construção.

Não se esqueça também do Seguro de Obras que pode ser uma peça fundamental e assim trazer mais segurança e comodidade a todos os envolvidos no decorrer da obra. 

3 – Avalie o portfólio da empresa

Visualizar com atenção o portfólio das empresas voltadas para esse segmento é importante para saber como é o trabalho que ela oferece. 

Sendo assim, procure analisar as imagens e, se possível, até vídeos dos serviços prestados pela instituição. Isso auxilia bastante no instante em que você for optar pela empresa de obras e reformas ideal. 

Ao analisar e avaliar os trabalhos realizados pela empresa, é possível ter uma noção mais precisa da qualidade dos serviços. Sendo assim, você terá mais segurança sobre se a empresa tem ou não o perfil e as condições ideais para realizar a obra que você deseja.

De uma maneira geral, ao analisar um site de uma empresa de construção e reforma, é possível encontrar o portfólio em links que são colocados em abas que recebem o nome de “galeria”, “trabalhos” ou “projetos”.

Por essa razão, é importante analisar toda a galeria de fotos e veja se a empresa é a mais adequada para os seus objetivos.

Caso a ideia seja efetuar uma reforma na cozinha, por exemplo, procure verificar se a empresa de obras e reformas alguma vez já efetuou um determinado trabalho destinado a esse cômodo da casa.

Busque também os diferenciais que a mesma pode oferecer, tais como descontos, um blog com informações relevantes, imagens de projetos em 3D, enfim, qualquer conteúdo adicional capaz de permitir uma boa avaliação.

4 – Faça um orçamento

Se a qualidade é importante, o mesmo vale dizer para o preço. A solicitação de um orçamento é uma das melhores maneiras que você tem para conhecer mais a respeito do atendimento e do trabalho da empresa.

Outra vantagem disso é poder avaliar e comparar os preços com outras empresas que atuam nesse ramo e assim ter uma boa noção sobre os valores praticados no mercado. 

Além disso, facilita também para você avaliar o quanto tem à disposição para efetuar gastos e qual empresa de construção e reforma mais se adéqua ao seu perfil. 

Conclusão

Dependendo do tipo de reforma não tem jeito, pois é fundamental ter à disposição uma empresa especializada. No caso de uma construção, essa necessidade aumenta ainda mais.

Portanto, na hora de optar pela melhor empresa de construção e reforma, fique atento para essas dicas e livre-se dos incômodos e possíveis dores de cabeça.  

Ricardo Ferraro

Ricardo Ferraro

Corretor de Seguros há mais de 20 anos. Formado em Engenharia Civil. Casado e pai de um lindo casal. Adoro trilhas, corrida, acampamento – Vivendo o melhor da vida.

Procurando Seguro de Obras até R$300mil?

Conheça nossa contratação rápida e agilize seu dia.