Checklist de reforma residencial – Tudo o que você precisa saber antes de iniciar

Planejar uma reforma na sua casa significa contar com uma lista de tudo o que o serviço vai necessitar, passando pelos materiais utilizados, pelos profissionais envolvidos e, especialmente, pela contratação de um seguro de obra.
Atualizado em 20/11/2019

Só de pensar em realizar uma reforma na sua casa você já imagina caos, barulho e confusão. Porém, felizmente existe algo que não deixe uma reforma residencial se tornar sinônimo de estresse. Pois é, estamos falando do checklist de reforma residencial.

Planejar uma reforma na sua casa significa contar com uma lista de tudo o que o serviço vai necessitar, passando pelos materiais utilizados, pelos profissionais envolvidos e, especialmente, pela contratação de um seguro de obra.

O checklist de reforma residencial funciona como uma receita, pois aponta todos os ingredientes que são necessários para que nada dê errado no resultado final. Além disso, graças a um bom planejamento você tem a noção precisa de custos e de cronogramas.

Sem planejar, há o risco de esquecer materiais importantes, de acabar o orçamento, ou seja, todos aqueles empecilhos que você quer bem longe da sua obra. 

Além disso, o checklist pode ser utilizado para o acompanhamento e a execução de obras de pequeno, médio e também de grande porte. Ter uma lista do que é essencial para a sua reforma é uma maneira de validar o seu projeto.

O que não pode faltar no seu checklist de reforma residencial

A listagem do que você vai precisar pode ser feita com o objetivo de analisar e averiguar as atividades que já foram feitas antes, bem como para avaliar os serviços que ainda serão executados.

Por isso, falando em checklist de reforma residencial, vamos citar os principais detalhes que você precisa saber antes de começar o seu projeto. Tome nota! 

Contrate um Seguro de Obra

Durante o decorrer da reforma, a obra está sujeita a sofrer prejuízos imprevisíveis e dos mais variados. Entre eles é possível mencionar aqueles bem comuns, tais como alagamentos, desmoronamentos, incêndios e roubos. 

Até mesmo imprevistos mais inusitados podem ocorrer, como, por exemplo, o impacto de veículos e queda de aeronaves. Ou seja, estragos não faltam quando se trata de projetos que envolvem vários materiais e profissionais envolvidos. 

Sendo assim, para garantir a proteção e se assegurar contra essas despesas que podem abalar e comprometer o orçamento e também o prazo de entrega é necessário contar com o Seguro Riscos de Engenharia, também conhecido como Seguro de Obras.

O Seguro Riscos de Engenharia tem o objetivo de garantir a proteção contra todos os danos acidentais que ocorrem no período da construção. É interessante lembrar que isso vai depender da apólice, porém, de uma forma geral, todo o tipo de risco está coberto por esses contratos. 

Além disso, determinadas empresas desse segmento também asseguram a obra por um breve período depois da sua conclusão com o intuito de efetuar a manutenção. Esse período pode ser por seis meses, por exemplo.

Por essa razão, contratar um seguro de obra é fundamental especialmente pela possibilidade de cobrir possíveis danos que venham a acontecer durante a realização da reforma residencial, pois sempre há riscos.

Nesse caso, ter em mente que se está assegurado torna o processo de reforma e construção como ele deve ser: tranquilo e no seu tempo certo.

Atenção aos materiais de construção

Realize a cotação de materiais em mais de um local e loja especializada. Caso necessário, não deixe de procurar também em outras cidades, em sites de confiança na internet, bem como busque por indicações e compare os valores. 

Aquele ditado popular que diz ser “a pressa a inimiga da perfeição” é bastante adequado quando o assunto é checklist de reforma residencial. Por essa razão faça tudo com calma e faça questão de pesquisar muito bem. 

Uma dica importante, nesse caso, é pesquisar tutoriais, vídeos e artigos na internet. Eles podem trazer informação importantes acerca dos materiais e você verá qual é o mais adequado para sua obra.

O cuidado com as instalações hidráulicas e elétricas

Essa parte envolve aqueles detalhes que dizem respeito às estruturas de energia elétrica e de água do imóvel. Por serem da responsabilidade do engenheiro, verifique sempre com ele como está o desenvolvimento desse segmento da obra. 

Contudo, é importante salientar que se elas não forem realizadas da maneira adequada, podem gerar vazamentos nos encanamentos ou curtos-circuitos na fiação. 

Por isso, mais tarde, efetuar o conserto desses problemas vai ampliar os gastos, ocasionar atrasos e resultar em um trabalho ainda mais desgastante.

Priorize a segurança

Um dos elementos de maior importância no checklist de reforma residencial é a questão da segurança, inclusive da segurança dos operários envolvidos na obra. 

Aqueles que atuam na área de reformas e construções devem ter à disposição todos os aparatos necessários para a realização de um trabalho seguro e com riscos reduzidos ao máximo. 

Até mesmo a ínfima falta de atenção ou a não utilização de material adequado pode resultar em um grave acidente. Por essa razão, é fundamental a utilização dos EPIs, que são os chamados equipamentos de proteção individual.

Entretanto, é essencial que todos os funcionários envolvidos utilizem todo o equipamento recomendado pelas normas de segurança, como, por exemplo, capacetes, protetores auriculares, abafadores de ruídos, luvas e também botas. 

Outra ação importante é averiguar sempre o estado de conservação dos equipamentos a serem utilizado, bem como é pertinente saber que as pessoas, ou empresa que contrata os funcionários, possuem a responsabilidade de proporcionar materiais e os equipamentos viáveis para a realização do trabalho.

Conclusão

Com o objetivo de não tornar o seu projeto um trabalho que se recusa a ser finalizado, é preciso que você procure se planejar e organizar todos os detalhes com a devida antecedência.

Visto que além de realizar um planejamento adequado, é preciso concluí-lo da melhor maneira possível. Posto isso, o checklist de reforma residencial consiste em uma excelente ferramenta de apoio para que a obra tenha um bom andamento.

Além da organização e do cumprimento dos detalhes que foram estipulados no planejamento e no checklist, é fundamental que você evite alterações no projeto a todo instante no decorrer da obra.

Tais mudanças, além de deixaram a reforma mais lenta, atrasam o cronograma e aumentam o custo da obra, atrapalhando todo o andamento do que foi determinado e planejado anteriormente.

Ricardo Ferraro

Ricardo Ferraro

Corretor de Seguros há mais de 20 anos. Formado em Engenharia Civil. Casado e pai de um lindo casal. Adoro trilhas, corrida, acampamento – Vivendo o melhor da vida.

Procurando Seguro de Obras até R$300mil?

Conheça nossa contratação rápida e agilize seu dia.