O que é premio de seguro?

O Prêmio de seguro é o valor que o segurado paga para que a seguradora garanta o pagamento da indenização especificada no contrato. Indenização, nesse caso, é quando a seguradora cobre as perdas e os prejuízos que o segurado sofreu.
Atualizado em 23/10/2019
Homem pesquisando sobre o que é prêmio de seguro.

O Prêmio de seguro é o valor que o segurado paga para que a seguradora garanta o pagamento da indenização especificada no contrato. Indenização, nesse caso, é quando a seguradora cobre as perdas e os prejuízos que o segurado sofreu.

Você que vai reformar o apartamento, ou alugar um espaço comercial, já ouvir falar ou sabe o que é Prêmio de Seguro

O “prêmio” é um dos vários termos que fazem parte do universo das seguradoras. Nesse caso, o termo consiste na importância paga pelo segurado à seguradora, ou seja, ele é o valor da prestação do seguro.

Não é complicado de entender o conceito. Basta saber que em um contrato de seguro, o segurado efetua o pagamento de uma determinada quantidade de dinheiro. Essa quantidade recebe o nome de prêmio. 

Por outro lado, a seguradora possui o compromisso de compensar o segurado diante de possíveis perdas. As perdas cobertas são apresentadas no contrato, por isso é sempre bom ler com atenção toda a documentação.

Por exemplo, um seguro de obras pode cobrir vários danos. Quando um segurado sofre um dano que é coberto na apólice, o segurado está apto a realizar um pedido de reembolso. Esse pedido é conhecido como sinistro. 

A empresa seguradora vai decidir se deve ou não efetuar o pagamento do sinistro, analisando a obra e os danos a que o segurado foi submetido. 

O fato é que quanto mais baixo for o prêmio do seguro, é normal que você tenha direito a uma quantidade menor de coberturas. Além disso, maior será a franquia do seguro. 

Por isso que o ideal é manter sempre um equilíbrio entre um prêmio com cobertura satisfatória e uma franquia que possui um valor acessível.

Prêmio e indenização – Duas coisas bem diferentes

O seguro não pode ser compreendido como um meio em que a pessoa tem para evitar um dano fisicamente. Ele surge como uma maneira para controlar o impacto financeiro dos danos.

Diante dessa saída que tem o objetivo de sanar financeiramente algum efeito danoso, é comum, ou melhor, é importante que a pessoa contribua com determinado “prêmio de seguro”.

Ou seja, que a pessoa efetue o pagamento de uma determinada quantia pelo valor de um seguro. 

Apesar de levar no nome o termo “Prêmio”, o Prêmio de Seguro não se trata de algum benefício que o cliente ganha, nem mesmo se trata de uma vantagem adquirida em um sorteio, por exemplo.

O Prêmio de seguro é o valor que o segurado paga para que a seguradora garanta o pagamento da indenização especificada no contrato. Indenização, nesse caso, é quando a seguradora cobre as perdas e os prejuízos que o segurado sofreu.

O prêmio pode ser pago à vista ou a prazo. Caso seja a prazo, serão cobrados encargos financeiros que diante de parcelas atrasadas podem ocasionar a suspensão do serviço. É importante destacar que essa cobertura tem o objetivo de atender apenas as suas necessidades.

Vale destacar que o conjunto de prêmios pagos pelos segurados constituem as provisões ou reservas que fazem parte dos recursos que as seguradoras utilizam para o pagamento das indenizações.

Por isso, além de saber o que é Prêmio de Seguro, é importante também estar a par de como ele é calculado. Contudo, para ser estabelecido o valor de um seguro, é necessário levar em conta alguns detalhes importantes tanto do bem assegurado quanto do perfil do cliente que está efetuando o contrato. 

No caso de um seguro de automóvel, por exemplo, é avaliado o custo das peças e também a experiência que o segurado tem como motorista.

Por outro lado, existem modalidades em que o Prêmio do Seguro é um valor fixo, conforme o bem em questão, como, por exemplo, o seguro de obras. Essas coberturas não recebem influência do perfil do segurado, ou seja, as características dele não são levadas em conta na hora de determinar o valor.

O Prêmio de Seguro e o Seguro de Obras

O Seguro de Obras garante a proteção contra danos que fazem parte da rotina de todo tipo de obra na construção civil. Ao contratar um Seguro de Obras, o cliente também deve estar por dentro de como funciona e o que é Prêmio de Seguro.

Em relação ao Seguro de Obras, o prêmio de Seguros é um conceito que continua sendo importante.

A cobertura do seguro de obras varia conforme o tipo de obra a ser realizada. Nesse caso, são analisadas a quantidade de instalações, os tipos de materiais utilizados na construção e outros diversos detalhes que são importantes para a viabilidade do projeto.

Hoje em dia, tanto para efetuar uma reforma em um apartamento, ou para reformar uma loja ou até para realizar a construção de uma obra em via pública, é importante poder contar com um Seguro de Obras.

Por essa razão, é fundamental conhecer bem o que é Prêmio de Seguros e como é o funcionamento desse serviço.

Além disso, para não errar na contratação do seu Seguro de Obras, é preciso que se realize uma análise bem feita de risco junto com a empresa seguradora. 

O principal intuito com essa análise é compreender a importância do seguro, para cada tipo de obra, bem como para ter uma melhor noção de qual vai ser o Prêmio de Seguro. 

Desse modo, a opção pelo seguro certo é feita de forma precisa e com 100% de acerto. O ideal para não ocorrer erros nessa escolha e para quem tem vivência nesta área é poder contar com o auxílio de uma corretora especializada neste tipo de seguro.

Conclusão

O Prêmio de Seguro, ao contrário do que o nome possa sugerir, não consiste no valor que o segurado recebe quando acontece um sinistro. Ele, na verdade, corresponde ao valor que o segurado paga para a seguradora com o objetivo de obter a cobertura contratada.

O segurado então paga o prêmio, em troca da transferência do risco para a seguradora. Diante disso, ele passa a ter o direito e contar com indenização caso aconteça algum imprevisto que esteja coberto pelo seguro.

Por essa razão, saber o que é Prêmio de Seguro é extremamente importante para compreender melhor a importância que ele exerce, especialmente quando o assunto é Seguro de Obras. 

Ricardo Ferraro

Ricardo Ferraro

Corretor de Seguros há mais de 20 anos. Formado em Engenharia Civil. Casado e pai de um lindo casal. Adoro trilhas, corrida, acampamento – Vivendo o melhor da vida.

Procurando Seguro de Obras até R$300mil?

Conheça nossa contratação rápida e agilize seu dia.