Seguro de Obras: O que é e porque contratá-lo?

Neste artigo vou te mostrar o que é seguro de obras, quais são os riscos, o que o seguro não cobre, quanto custa e porque você deveria contratar. Vamos nessa?
Atualizado em 23/01/2020

Nem você e nem mesmo o melhor gestor de projetos do mundo, conseguem bolar o plano perfeito.

A única certeza que temos é de que, depois que uma obra começa, pode dar problemas.

Por mais bem planejada que a obra esteja e você tenha tomado os devidos cuidados, acasos podem ocorrer.

A melhor solução sempre será a prevenção. Desta forma, você evita prejuízos desnecessários ou atrasos no cronograma.

A prevenção tem nome: seguro de obras.

Ultimamente tenho visitado escritórios de engenharia e arquitetura e fiquei chocado quando descobri que essas empresas não conheciam essa modalidade de seguro.

Na realidade, foi isso que me motivou escrever este guia para ajudar pessoas como você a entender o que é um seguro de obras e porque você deve incluí-lo em seu projeto.

Ele é útil para quem está pensando em reformar, ampliar ou construir.

Se você se encaixa neste perfil, aperte os cintos e vamos lá!

Fique a vontade para me enviar suas dúvidas nos comentários ao final desta página. Será um prazer te ajudar.

Caso queira uma orientação específica, fale comigo pelo Whatsapp.

O que é seguro de obras?

O seguro de obras é conhecido também por seguro de riscos de engenharia ou seguro de construção civil.

O objetivo dele é de garantir que o segurado não venha sofrer prejuízos em obras civis além disso, cobre danos causados a terceiros.

O seguro é válido para obras em fase de construção, ampliação ou reforma.

Se você me permite resumir, diríamos que serve para dar tranquilidade a você.

Quem é que não quer paz na hora de viabilizar um projeto ou empreendimento?

Na minha opinião, a parte mais delicada na contratação de um seguro de obras é definir o limite máximo de garantia.

Em outras palavras, o valor da cobertura especificada na apólice dos contratos, caso algo dê errado.

A cobertura do seguro de obras varia de acordo com o tipo de obra.

Depende da quantidade de instalações, materiais usados na construção, aluguéis de equipamentos para construção civil e outros e outros recursos necessários para concretização do projeto.

Para definir o valor da cobertura você precisa fazer uma análise de risco do seu projeto junto a seguradora.

Essa a forma mais sensata de escolher as características do seu seguro de obra.

Se você quiser mais tranquilidade ainda, deixe que uma corretora faça isso por você. O custo benefício vale muito a pena.

Quais são os riscos cobertos pelo seguro de obras?

“Avarias, perdas e danos materiais decorrentes de acidentes de origem súbita e imprevista durante a execução da obra.” Enxuto, não é? A maioria das seguradoras do mercado vão te apresentar algo assim através de um ‘documento de condições gerais do contrato’. Cada seguradora possui seu próprio documento com suas próprias cláusulas e termos.

Então, muita atenção. Sempre verifique o que está estabelecido em contrato. Leia atentamente os tópicos “riscos cobertos” e “riscos excluídos”. Dessa forma você garante que o seu seguro de obras ofereça a cobertura adequada.

O que o seguro de obras não cobre?

O seguro de obras possui suas diferentes modalidades. Cada opção possui uma finalidade distinta. Corretoras especializadas podem ajudar você a entender o que cada opção oferece. Também te auxiliam na hora da contratação ou no caso de precisar utilizar o seguro em caso de imprevistos. Isso diminuiria as chances de confusão, problemas e decisões erradas. Mesmo que você seja um ótimo leitor e tenha devorado os contratos, é sempre bom ser auxiliado por pessoas com experiência na prática.  

Para agilizar o seu dia e reduzir as chances de de realizar uma contratação equivocada, é imprescindível que você tenha em mãos o planejamento da sua obra. Caso você não seja especialista ou engenheiro veja como iniciar um planejamento de obras residenciais. 

Lista do que normalmente o seguro de obras não costuma cobrir:

  • Deterioração decorrente de condições ambientais;
  • Reparos, substituições e reposições de equipamentos;
  • Ocorrências com maquinários fora do local considerado de risco.
  • Atos terroristas;
  • Guerras;
  • Atos de autoridade pública;
  • Ação dolosa por parte do segurado ou beneficiário;
  • Radiação nuclear;
  • Extravio ou furto simples;
  • Objetos de valor, metais preciosos e afins
  • Danos consequentes da armazenagem ou uso de explosivos

A melhor prevenção é fazer o gerenciamento de risco do local, treinamentos constantes na equipe e a utilização de roupas adequadas para o trabalho. Esses são alguns recursos simples que podem evitar um acidente de trabalho.

O que é seguro de obras já sabemos, existem coberturas adicionais na contratação do serviço?

Cada seguradora trabalha com uma forma distinta de oferecer ao cliente a possibilidade de obter coberturas adicionais dentro do seu pacote de contratação de serviço.

Conforme especificamos acima, alguns riscos podem não ter cobertura de nenhuma instituição que atue com seguro de obras. Ou seja, a obra não se enquadra nas coberturas adicionais oferecidas.

Uma das opções é fazer uma contratação de seguro de obra que faça a total cobertura, antes, durante e após a obra concluída e até a entrega ao usuário final. Assim você estará protegido em todos os momentos.

Lista de opções de adicionais de coberturas para seguro de obras:

  • Responsabilidade Civil Cruzada
  • Responsabilidade Civil
  • Tumultos, greves ou lockout
  • Desentulho
  • Despesas Extraordinárias que podem aparecer durante a execução da obra
  • Extensão da cobertura para obras já concluídas
  • Risco de fabricante
  • Erros de projeto

Atenção na escolha do seguros de obras.

Antes de qualquer decisão, é necessário entender qual é o melhor seguro de obras do mercado. Destaque seus custos, suporte junto ao segurado e o que elas oferecem em seus pacotes de serviços.

Caso você não saiba por onde começar ou não tenha muito tempo disponível, consulte um especialista em seguros. Assim você receberá todo auxilio que precisa. Ele será capaz de levantar precisamente suas necessidades reais. Adequar ao melhor seguro de obras será uma tarefa tranquila.

Dica de ouro: A maioria das corretoras de seguros estão disponíveis para serem consultadas. Converse bastante até que todas dúvidas sejam respondidas. O primeiro contato servirá também para avaliar o nível do atendimento com o cliente.  Leve isso em consideração. É bom termos pessoas que se importam com nossos projetos ao nosso lado.

Quais os custos de um seguro de obras?

Essa é a maior preocupação de quem precisa contratar seguro de obras. Rapidamente, diversas dúvidas pairam em torno dessa contratação: Será que cabe no orçamento? E se eu quiser cancelar? Será que realmente compensa fazer a contratação do seguro?

Como especialista na área, posso afirmar categoricamente que a contratação de um seguro de obras é imprescindível. (Principalmente em relação a questão de prejuízos financeiros.

Se sua preocupação principal for o custo dessa contratação,  saiba que ele costuma variar. Varia entre 0,1% a 2,5% do custo completo do projeto.

Quem pode contratar um seguro de obras?

Pode ser contratado pelos profissionais responsáveis pela própria obra.  Normalmente engenheiros ou construtoras.

Em outros casos, pode ser contratado por pessoas físicas. Valido para reformas, ampliações ou construção.  Tanto faz se for para uso pessoal ou com fins de investimento. Por exemplo: você comprou um apartamento e agora quer reforma-lo para alugar.

Como fazer a contratação do seguro de obras?

Para fazer a contratação do seguro de obra é necessário estar com todas as informações do projeto de construção. É necessário informar também como será o processo de execução.

Veja também: Gestão de obras: 4 erros que não podem ocorrer.

Alguns projetos são de baixa complexidade. As seguradoras enxergam isso como uma contratação mais simples e ágil. Não sendo necessária as vezes, que sejam feitas algumas vistorias, por exemplo.

Outra forma de trabalho das seguradoras, é em relação a uma obra que ainda vai ser realizada. Além das documentações exigidas, inspeções são feitas no local antes mesmo iniciar a obra.

Conclusão

É melhor prevenir do que remediar.

Após todas as informações que apresentei, espero ter conseguido explicar o que é um seguro de obra e porque contratá-lo. Caso algo não tenha ficado claro, ajude-nos a melhorar. Deixe suas dúvidas abaixo ou fale conosco via Whatsapp. Até a próxima!

Ricardo Ferraro

Ricardo Ferraro

Corretor de Seguros há mais de 20 anos. Formado em Engenharia Civil. Casado e pai de um lindo casal. Adoro trilhas, corrida, acampamento – Vivendo o melhor da vida.

Procurando Seguro de Obras até R$300mil?

Conheça nossa contratação rápida e agilize seu dia.