O que é endosso de seguros?

O endosso de seguros consiste em um dos documentos mais relevantes, principalmente para o consumidor, pois graças a ele é possível efetuar toda e qualquer mudança na apólice original do seguro. Não por acaso, também é reconhecido por...
Atualizado em 23/01/2020

Na hora de reformar ou construir um imóvel, é importante saber o que é endosso de seguros e o quanto ele vai influenciar no seu projeto.

O endosso de seguros consiste em um dos documentos mais relevantes, principalmente para o consumidor, pois graças a ele é possível efetuar toda e qualquer mudança na apólice original do seguro. 

Não por acaso, você poderá encontrá-lo também com o nome de Aditivo do Contrato de Seguro. As mudanças que podem ser realizadas no seguro podem estar relacionadas com vários detalhes, como, por exemplo, excluir ou incluir coberturas.

De uma forma geral, podemos dizer que qualquer alteração nas cláusulas contratuais de um seguro exige que seja feito um endosso, pois ele atualiza o documento.

Para que serve a realização do endosso de seguros?

Agora que você sabe o que é endosso de seguros, é importante ficar por dentro das funções que esse documento possui.

O endosso de seguro serve para garantir que a apólice permaneça atualizada e que o contrato de seguro fique de acordo com a real situação do segurado. 

Sendo assim, para uma simples alteração, mesmo uma simples troca de endereço comercial, é necessário comunicar a seguradora. Dessa maneira, mesmo que ocorra algum evento danoso que resulte em estragos, você não vai perder direitos à indenização.

A mudança pedida pelo segurado poderá exigir uma cobrança adicional de prêmio de seguro. Um exemplo é o de incluir uma cobertura adicional, que vai gerar um prêmio proporcional à respectiva inclusão. Em tais situações, o cálculo é realizado baseado nas condições comerciais que forem acordadas entre os envolvidos.

Nunca esqueça que, para realizar o endosso do seguro você vai ter que contatar o seu corretor para que ele efetue a cotação em conjunto com a seguradora. Depois da sua validação é preciso emitir a proposta de alteração. 

Além disso, o documento poderá ser emitido apenas depois que for validado e aceito pela seguradora.

Como é o funcionamento do endosso de seguros?

A partir do momento que o segurado ou tomador informar para corretora a respeito da alteração do contrato, o procedimento deve ser iniciado logo. 

Sendo assim, a corretora irá efetuar a cotação, apresentar ao segurado para validação e, depois disso, a proposta é emitida para aceite da seguradora. O prazo da seguradora para aceitar a alteração e emitir o documento do endosso é de até 15 dias.

Se por ventura não seja possível a realização do endosso, por vários motivos, entre eles a relação entre o custo e o benefício, o segurado estará apto a fazer a contratação de um novo seguro e cancelar o anterior.

Agora que você sabe o que é endosso de seguros, saiba quando é preciso realizá-lo

Para compreender melhor o que é endosso de seguros e quando é importante recorrer ao mesmo, pense, por exemplo, que você possui um imóvel disponível. De repente você acha melhor alugar esse imóvel para alguém. 

Para essa situação você vai poder efetuar uma apólice de Seguro de Fiança Locatícia, que garante o cumprimento das obrigações do locatário. Caso o locatário fique inadimplente, as cláusulas do contrato podem evitar que você seja prejudicado.

A empresa seguradora vai fazer a análise das informações e depois irá validar a negociação, mesmo que ocorra um aumento do valor final da locação.

Inserido nesse Seguro de Fiança Locatícia, irão aparecer despesas de aluguel, condomínio, água, luz, IPTU, gás, multas contratuais, danos ao imóvel e pintura. 

Por essa razão, caso você tenha cobertura de apenas alguns desses itens, está apto a realizar um endosso para contratar aqueles itens que faltaram.

Além do aluguel de um imóvel, outro acaso em que o endosso deve ser solicitado é para o Seguro Garantia de Adiantamento de Pagamentos. Essa é uma alternativa adequada para empresas, principalmente para aquelas que atuam nos setores de construção, fornecimento e prestação de serviço.

Nessa situação, tenha em mente que você efetuou a contratação de um terceirizado para realizar um trabalho específico. Sendo assim, imagine que você pagou 30% do valor total do serviço. Essa apólice assegura que essa quantia vai ser utilizada de maneira correta.

Porém, caso seja pedido o pagamento de uma quantia a mais, é aí que mais uma vez o endosso vai aparecer para salvar o dia. Nesse caso fica registrado em contrato que foi acrescentado um complemento do valor e que esse acréscimo também deve ser utilizado para a execução rápida do objeto de contrato.

Como é a avaliação para fazer um endosso de seguro?

A decisão sobre fazer o endosso de seguro existente é apenas do segurado. No entanto, para possuir uma noção mais precisa do valor e das vantagens do endosso, é sempre importante ter o auxílio de um corretor de seguros de confiança.

Em determinadas situações, especialmente quando o segurado não sabe o que é endosso de seguros e tem a intenção de acrescentar mais coberturas em seu contrato, até a realização de um novo seguro pode ser mais vantajoso que endossar a apólice já existente.

Contudo, caso o objetivo do segurado se resuma na alteração das informações da apólice, mas ainda assim preservar a cobertura contratada antes, o endosso surge como uma alternativa bem mais interessante. 

O fato é que, de qualquer maneira, é importante consultar o seu corretor, pois ele terá todas as condições para orientá-lo da melhor maneira possível diante de um caso específico.

Se a situação envolve a venda do bem segurado, é também fundamental manter o seu corretor de seguros bem informado sobre essa intenção. 

A venda do bem não envolve o cancelamento do seguro, todavia, o ato de não avisar a seguradora a respeito da mudança da propriedade é considerado uma fraude, possibilitando que haja uma recusa ao pagar a indenização em caso de sinistro.

Conclusão

Viu como é importante saber o que é endosso de seguro? Ele é um recurso válido e eficiente que você tem para se manter longe de qualquer percalço que possa gerar a recusa de indenização em caso de incidentes. 

Ao alertar a seguradora e acompanhar as regras devidamente estabelecidas, você vai ter a garantia de que os seus direitos serão mantidos.

Portanto, na hora em que for realizar qualquer negócio relacionado à reforma no apartamento, aluguel de espaço comercial ou até, se você atuar no ramo da construção e deseja obter licitação para a execução de uma obra, entender sobre como funciona o endosso de seguro se mostra um detalhe de grande importância.

Ricardo Ferraro

Ricardo Ferraro

Corretor de Seguros há mais de 20 anos. Formado em Engenharia Civil. Casado e pai de um lindo casal. Adoro trilhas, corrida, acampamento – Vivendo o melhor da vida.

Procurando Seguro de Obras até R$300mil?

Conheça nossa contratação rápida e agilize seu dia.